Muitas pessoas se questionam como é possível manter uma alimentação saudável e balanceada nesse ritmo enlouquecido do dia a dia onde os alimentos mais disponíveis ao nosso alcance geralmente são aqueles industrializados ricos em gorduras , açúcar e sal... pois bem.. é possível sim ...e muito mais fácil do que se pode imaginar. A questão é: quando devemos mudar???? O mais importante para quem está querendo "reprogramar a sua máquina" é começar a modificar seu comportamento alimentar e isso inclui novos hábitos, novas texturas , novos sabores. Chega de comer sempre as mesmas coisas e reclamar sem nem ao menos tentar mudar .... para quem quer emagrecer, a redução de peso será apenas uma consequência de um bom hábito alimentar e de novas escolhas!!!!
Começe com um bom café da manhã: Pular o seu café da manhã nem pensar. inicie seu dia comendo frutas , elas são ricas em água , fibras, vitaminas e minerais. Assim você prepara seu corpo para enfrentar as primeiras rotinas do dia com disposição, aumentando a sua concentração e rendimento no trabalho e estudo.
Inclua a salada nas refeições principais: Consumir alimentos com maior volume, ricos em água , fibras e com baixas calorias aumenta a saciedade e diminui a quantidade de alimentos ingeridos posteriormente. Por isto, aposte em um prato farto da salada de sua preferência e atenção: a salada deve ser servida no mesmo prato da alimentação principal , assim , devido ao seu volume, menos espaço sobrará no seu prato para os alimentos mais calóricos.
Beba muita água: A ingestão de água é necessária para que sejam eliminadas as substâncias tóxicas do organismo, além de repor o líquido perdido através do suor e da urina. A recomendação de água diária seria em torno de 1 ml para cada kcal ingerida ou seja em torno de 2 litros de água por dia. Para praticantes de atividade física a recomendação aumenta, para poder repor sem problemas as perdas de líquido pelo suor principalmente nas épocas de mais calor.
Faça pequenos lanches: Para manter o corpo em forma e o metabolismo acelerado, nada de ficar sem comer por longas horas. Tenha sempre por perto alimentos saudáveis e que valem por um pequeno lanche como no meio da manhã ou da tarde. iogurtes com baixo teor de gordura, barrinhas de cereais, frutas secas, biscoitos integrais são boas opções para aplacar a fome e ainda por cima manter a boa forma.
Aposte em uma alimentação colorida e variada. Quantos mais cores você colocar no prato, mais saudável e nutritiva será a sua alimentação, pois assim estará garantido que uma quantidade maior de nutrienets sejam ingeridos diariamente evitando também o que chamamos de monotonia alimentar.
Alimente-se antes do treino: Consuma carboidrato antes de realizar qualquer atividade física. Quem faz exercício em jejum comete um erro grave, gastando um tecido nobre do corpo: o músculo.Se não há açúcar disponível o organismo irá utilizar a proteína muscular para obter energia. Para evitar esse dano, ingira uma hora antes da atividade alimentos ricos em carboidratos como: pães, biscoitos, frutas, sucos de fruta.
Invista numa alimentação equilibrada para o pós treino: Logo após a prática de exercício é importante repor a glicose e oferecer proteína ao músculos para uma boa recuperação, para isto, aposte em um prato equilibrado que contenha esses dois grupos de alimentos carboidrato (pães, massas, frutas, biscoitos, arroz..)e proteínas (feijão , grão de bico, soja ,carnes , leites e derivado).
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário